Cortes e Cicatrizes
O processo de cicatrização é contínuo, dinâmico e complexo. Alguns fatores pode comprometer este processo, como por exemplo a hereditariedade, infecção, trauma, exposição solar, uso de medicamentos e doenças sistêmicas ( como diabetes e obesidade ). É importante seguir as orientações médicas, e fazer o acompanhamento pós-operatório.
como são os cortes feitos em Mamoplastia, Abdominoplastia e Lipoaspiração,
Pode variar muito, de acordo com a cirurgia. Durante a avaliação médica é possível expor as possibilidades e as limitações de cada procedimento. Em geral, as cicatrizes são realizadas do menor tamanho possível, situadas em regiões ocultáveis do corpo, seguindo linhas onde ocorrem melhor cicatrização. Em alguns casos, é possível escolher a região do corpo onde a cicatriz pode ser posicionada.
o que fazer para evitar quelóide.
O quelóide é uma complicação no processo de cicatrização, onde ocorre elevação, coloração avermelhada, prurido e algumas vezes dor. Conhecemos regiões do corpo onde ocorrem com mais frequência, e evitamos incisões nestes locais.
Para se evitar o quelóide, alguns cuidados são importantes como: evitar movimentos ( ou traumas ) que forcem a cicatriz, e boa higiene na ferida. No pós-operatório, é possivel a detecção precoce do quelóide, assim como o seu tratamento.