top of page

Cirurgia Pós Bariátrica

 

Respondendo:

 

Esta é uma dúvida muito comum em pacientes que estão em fase de emagrecimento, recuperando a sua auto-estima, e iniciando a procura por tratamentos estéticos. Existe o medo da realização de uma mamoplastia redutora antes do emagrecimento e, posteriormente, ocorrer flacidez e queda da mama novamente.

A volume da mama é constituido basicamente pelo tecido glandular (glândula mamária) e pelo tecido adiposo (gordura). As proporções entre estes tecidos variam com a idade, com a herança genética e com a atividade hormonal. Sendo assim, pacientes com mamas predominantemente glandulares não irão se beneficiar do emagrecimento, uma vez que o volume da mama não depende do tecido adiposo. Exceção a esta regra são mulheres que recentemente interromperam o processo de amamentação. Neste grupo, ocorre uma involução gradativa do tecido glandular por ação hormonal, e será melhor aguardar a estabilização do volume da mama antes de se tomar qualquer decisão.

Pacientes com sobrepeso, que vem progressivamente reduzindo suas medidas, podem iniciar um acompanhamento com um cirurgião plástico, no intuíto de avaliar periodicamente se há reflexo do emagrecimento no volume das mamas ou não. Quando existe variação, recomenda-se a espera por um período de 3 a 6 meses com o peso estável, antes da realização da cirurgia.

Também existe o grupo onde ocorre o sobrepeso, mas sem variação significativa do peso por um longo período. Estas pacientes, na maioria dos casos, já realizaram tratamentos diversos para emagrecimento sem sucesso. Nestes casos a cirurgia está indicada, pois a espera em nada irá adiantar.

Por fim, pacientes com mamas muito volumosas ( gigantomastias ), que apresentam dores nas costas, dermatites pela dificuldade de higiene, escoriações na pele provocadas pelo vestuário e disturbíos psico-sociais associados, independentemente do peso, necessitam de uma mamoplastia redutora em caráter reparação, e não estética.

Torsoplastia

Indicada para correção de flacidez na região dorsal, associada ou não com flacidez nos glúteos.

 

A cirurgia consiste na retirada da pele excessiva da costas, e muitas vezes uma certa quantidade de pele é retida do bumbum. Pode ser realizada, concomitantemente, uma lipoaspiração dos depósitos gordurosos. O resultado é uma melhora no contorno dorsal. A cicatriz resultante fica na linha do biquíni, entre o cóccix e o proeminência óssea superior da bacia.

 

A associação desta cirurgia com a abdominoplastia e a flancoplastia chama-se body-lift.

 

Flancoplastia

 

Indicada para pessoas com flacidez severa na região dos flancos ("pneuzinho"), e que não podem se beneficiar apenas de uma lipoaspiração (devido a flacidez residual), e nem de outros tipos de terapias.

 

A cirurgia consiste na retirada de pele e gordura no local , e a cicatriz resultante ira depender da quantidade a ser retirada, posicionada como uma alça de biquíni.

Em muitos casos é possível se notar uma melhora na flacidez de pele da face lateral da coxa ( suspensão ), principalmente quando esta cirurgiaé associada a lipoaspiração de culotes.

 

Body-Lifty

 

A obesidade é uma patologia cada vez mais comum em nosso meio atualmente. Os tratamentos clínicos e cirúrgicos vem evoluindo muito nestes últimos anos, visando o controle e a redução de peso nestes pacientes.

Pacientes com perdas ponderais acentuadas apresentam flacidez de pele severa em toda a cirunferência do tronco, que não poderia ser resolvida com uma abdominoplastia ou com uma torsoplastia separadamente. A alta demanda de pacientes possibilitou o estudo de diversos casos e diversos técnicas, e levou a cirurgia plástica a também se aperfeiçoar.

 

No último congresso internacional sobre o assunto na cidade de São Paulo (set/2008), muitos cirurgiões estrangeiros apresentaram diversas técnicas novas, assim como técnicas clássicas modificadas, visando a melhora do contorno corporal, avaliando o tronco como uma unidade única. Também tive a oportunidade de acompanhar cirurgiões no Brasil e na Espanha que desenvolvem este trabalho, e conferir suas técnicas eseus bons resultados.

 

Outro fator analisado, foi a possibilidade da realização desta cirurgia em uma única etapa, visto que o Body-Lift é uma combinação de Abdominoplastia, Flancoplastia e Torsoplastia. Isto reduz o trauma cirúrgico causado pelos múltiplos procedimentos, o alto tempo de recuperação de cada cirurgia, além de reduzir os custos.

 

Para realização desta cirurgia o paciente deve estar bem clinicamente, com peso estável, e sem nenhuma patologia associada. Também énecessário avaliar o estado emocional, que muitas vezes pode estar alterado.

 

É uma cirurgia de grande porte, necessitando muitas vezes de mais de uma equipe cirúrgica, visando reduzir o tempo e o trauma cirúrgico.

 

O pós-operatório é delicado, e algumas vezes realizado em Unidade de Terapia Intensiva, para melhor monitoramento. Em geral a internação dura de 4 a 7 dias, pois é necessário repouso, cuidados especiais para higiene, observação de drenos, e observação clínica de cada paciente.

bottom of page